terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Pressão alta na gravidez = Eclâmpsia, é gestação de risco e deve ser acompanhada por obstetra

"Pelo menos duas medidas alteradas de pressão na gestação? ===> hipertensão gestacional ===> parto domiciliar fora de questão ===> pré-natal com MÉDICO OBSTETRA ===> alto risco ===> exames adicionais são necessários ===> fora da alçada da parteira

Mesmo que estivesse calor? Mesmo que tivesse brigado com a sogra de manhã? SIM. Mesmo que qualquer coisa!

Uma medida de pressão alterada? ===> fazer "curva de PA" e colher exames (proteinúria principalmente, mas não apenas) ===> considerar que, salvo defeito do aparelho, provavelmente se trata de uma hipertensão gestacional em curso ainda não diagnosticada

Curva de PA = Medidas seriadas de pressão em casa, tem que comprar o aparelho, tem que medir, anotar, mandar pra equipe.

Repito: pré-natal para MÉDICO OBSTETRA!!! Parto domiciliar fora de questão!!!

Algumas das consequências da pressão alta na gestação, se não diagnosticada, monitorada e tratada adequadamente: restrição do crescimento do feto (bebê menor do que o esperado para a idade gestacional), eclâmpsia (convulsões em decorrência da pressão muito alta), descolamento de placenta (altíssimo risco de óbito para o bebê e hemorragia para mãe), síndrome HELLP (condição grave associada a complicações nos órgãos/sistemas afetados pela pressão muito alta na gestação), óbito fetal/neonatal, óbito materno.

Pressão alta na gestação é alto risco. No Brasil, é a principal causa de morte materna particularmente porque não valorizamos, diagnosticamos, monitoramos e tratamos adequadamente estes casos. Muitos desses casos de complicações associadas à pressão alta na gestação são potencialmente evitáveis. Cada caso de uma dessas complicações que acontece merece revisão cuidadosa do pré-natal, pois as chances não são pequenas de que tenha havido alguma falha no processo.

É preciso estar vigilante. Médicos e hospitais para quem precisa de médicos e hospitais."

Por Maíra Libertad Soligo-Takemoto, Enfermeira Obstetra Coletivo De Parteiras

Nenhum comentário: