quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Doulas: Suporte Contínuo Baseado em Evidências

Por que Doula? Suporte contínuo baseado em evidências científicas

Você sabia que, por definição, uma doula é uma mulher que oferece suporte contínuo durante o trabalho de parto e o parto? E que, de modo geral, o tipo de suporte que a doula oferece não pode ser substituído nem pelo cuidado da família e amigos, nem mesmo pelo cuidado dos profissionais de saúde que acompanham o parto (sejam eles enfermeiras, parteiras, obstetrizes ou médicos)?

Muitas pessoas confundem esses papéis, mas existem inclusive estudos científicos que mostram que eles não são a mesma coisa e que os benefícios de ter uma doula no seu parto são maiores do que aqueles obtidos quando o suporte é de um profissional de obstetrícia, familiar ou amigo.

Suporte contínuo significa que uma pessoa oferece apoio durante todo o trabalho de parto para uma mulher especificamente, no esquema um-a-um (uma pessoa de suporte para uma mulher). Esse tipo de suporte foi analisado em 22 estudos que avaliaram mais de 15.000 mulheres para identificar se essa é uma estratégia que melhora os resultados do parto. Estes estudos observaram que ter suporte contínuo (de qualquer tipo) levou aos seguintes benefícios:

Benefícios de ter uma pessoa de suporte de qualquer tipo:
  • Aumento de 8% no número de partos vaginais espontâneos
  • Redução de 10% na necessidade de analgesia ou anestesia de qualquer tipo e de 7% no uso de analgesia ou anestesia regional (raquidiana ou peridural)
  • Redução de 31% no número de mulheres com sentimentos negativos sobre a experiência de parto
  • Redução de 10% no número de partos com fórceps ou extrator a vácuo
  • Redução de 22% no risco de cesárea
  • Uma redução de 31% no número de bebês com Apgar baixo

Outros indicadores foram avaliados, mas não foi identificado nenhum benefício adicional do suporte contínuo para eles. Alguns desses estudos avaliaram ainda se o tipo de pessoa que oferece o apoio um a um tem algum impacto sobre esses resultados. Ou seja, se o benefício é diferente quando esse suporte é prestado por alguém da rede social da mulher, por uma doula ou por um profissional da equipe. E é aí que a atuação da doula se diferenciou dos demais tipos de cuidador. Vejamos como!

Em comparação a NÃO TER SUPORTE CONTÍNUO, ter suporte continuo com cada tipo de cuidador resultou em…


DOULA É DIFERENTE DE PROFISSIONAL DE SAÚDE E DIFERENTE DE FAMILIARES E AMIGOS!

Texto: Maíra Libertad Soligo Takemoto | Revisão Geral: Núcleo Carioca de Doulas | Revisão Científica: Melania Amorim

Referência: Hodnett ED, Gates S, Hofmeyr GJ, Sakala C, Weston J. Continuous support for women during childbirth. Cochrane Database of
Systematic Reviews 2014, Issue 11. Art. No. CD003766. DOI: 10.1002/14651858.CD003766.pub3


Veja o Folder do Núcleo Carioca de Doulas:


Baixe o Folder em PDF para divulgar e ler melhor clicando AQUI!

Nenhum comentário: