quarta-feira, 21 de maio de 2003

Amigas do Parto divulga informações sobre vantagens do parto normal

Laura Giannecchini 08/05/03

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2002, a taxa de cesáreas no Brasil ficou em 25,2%. São Paulo e Mato Grosso do Sul são os estados onde o índice é maior: 32,2%; e Amapá, onde é menor: 14,8%. Em alguns hospitais particulares, a taxa chega a 80%, quando o valor recomendado pela a Organização Mundial da Saúde é de apenas 15%.

Foi pensando em diminuir esses índices que, há dois anos, a psicanalista Adriana Nogueira, as psicólogas Andrea Prado e Angelina Pita e a bióloga e fotógrafa Ana Cristina Duarte resolveram se reunir e criar o Amigas do Parto, um site que divulga informações sobre a importância e vantagens do parto normal.

As quatro vinham de experiências diferentes de parto e três delas estavam insatisfeitas com a obstetrícia brasileira. Por isso, resolveram criar um site "para leigas, mas com informações científicas comprovadas", afirma Andrea.

De acordo com a psicóloga, costuma-se dizer que as mulheres brasileiras preferem a cesárea ao parto normal. Mas isso não é verdade. Na prática, elas estão mal informadas. Andrea considera que isso acontece porque "o obstetra, até por uma falha em sua formação, considera a cesárea mais rápida e conveniente. Mas já se sabe que, para a saúde da mãe e do bebê, o parto normal é o mais indicado".

A intenção das quatro amigas é que o site se torne um ponto de encontro entre pessoas interessadas no assunto. Para isso, oferece, além de informações, serviços como palestras sobre gravidez, encontros temáticos para gestantes, cursos multidisciplinares, além da indicação de profissionais e hospitais que incentivam o parto normal. Doulas - mulheres voluntárias ou profissionais, que acompanham a parturiente antes, durante e após o parto - também são indicadas.

No futuro, elas querem transformar a "Amigas do Parto" em uma organização não-governamental que represente as mulheres, juntando forças políticas para que possam determinar o tipo de assistência que e sejam na hora do parto.

Nenhum comentário: