quarta-feira, 11 de junho de 2003

Minha filha tem icterícia! O que é isso? Como resolver?

"Pessoal, o que é icterícia?
A Bia está com um leve amarelado na pele e a médica disse que é ictericia, mas que pode ser resolvida com banho de sol.
O problema é que tem um foco de dengue no meu prédio, não dá pra descer com ela pra tomar sol.
Alguem pode me esclarecer?"
Essa é a dúvida da Socorro Acioli, que teve sua filha Beatriz há 1 mês de um parto de cócoras.
Toda vez que as células vermelhas do sangue ficam velhas, nosso organismo trata de destruí-las. O produto final desta tarefa é a bilirrubina indireta a qual é encaminhada ao fígado para que este possa transformá-la em bilirrubina direta para que nós possamos eliminá-la. Em algumas situações, o fígado não consegue dar conta de metabolizar toda a bilirrubina e então, ela se acumula no nosso organismo produzindo a icterícia.
É muito importante saber qual bilirrubina está aumentada pois, a investigação e o tratamento são totalmente diferentes. Nas doenças do sangue ocorre aumento da bilirrubina indireta e nas doenças do fígado ocorre aumento da bilirrubina direta.
Um bebê, logo após o nascimento, pode apresentar um pouco de icterícia. Aliás, quase todos os bebês apresentam. É a chamada icterícia fisiológica. É fisiológica porque não é doença. Os bebês nascem imaturos e não conseguem metabolizar toda bilirrubina mas, isso se resolve sozinho em, no máximo, duas semanas. Por
isso, as mamães são orientadas a levar seus bebês para tomar sol. O sol ajuda o corpo a fabricar vitamina D e melhora a icterícia.
Leia mais em:http://www.hepcentro.com.br/bebe_icterico.htm

Nenhum comentário: