quarta-feira, 11 de junho de 2003

Gravidez de gêmeos: Posso ter um parto normal?

small_Elki
http://br.groups.yahoo.com/group/amigasdoparto/message/22373
Uma gravidez gemelar não é uma gravidez sem riscos, ou de risco muito baixo, como costumamos nos referir à maioria das gestações.
É um processo bem mais complexo. A dinâmica de ter dois fetos no útero imprime uma outra compreensão e preparo.
Com isso quero dizer que essa situação específica da gemelaridade deixa a situação um pouco mais delicada, fugindo à grande maioria de nascimentos que
vemos todos os dias.
A chance de ter os bebês de parto normal é variável. Se vc for observar as estatísticas de uma cidade como Porto Alegre vai notar que gêmeos nascidos de parto normal de pacientes da classe média não fazem mais do que 5%.
É isso aí: 95% de chance de cesariana.
Mas como dizia a Robbie, o principal fator determinante de um sucesso no nascimento de uma criança é a postura filosófica do cuidador da saúde, seja ele uma parteira ou um médico.
Se sua irmã encontrar um profissional que a proteja e discuta abertamente essa questão com ela, terá uma boa chance de ter sucesso.
Lembre-se que há alguns meses uma participante da lista teve um parto pélvico sendo primigesta.
O que dizem sobre isso nos círculos médicos mais tradicionais (e menos atualizados)?
Não dá, não vale a pena, etc...
Se vc olhar as estatísticas verá que as chances de parto normal não são muito maiores do que os 5% que acabei de citar em relação ao gemelar.
E porque então ela conseguiu? Porque teve sucesso onde tantas se frustram? Porque soube escolher um profissional (no caso o Jorge Kuhn) que estava capacitado a escutar os desejos e sonhos de sua paciente, e não serviu como freio para os seus propósitos.
Diga a sua irmã que se ela quiser ter um parto normal dos gêmeos terá que lutar. A primeira e mais difícil luta será para encontrar um profissional atualizado e consciente.
O resto vem naturalmente
Ricardo Herbert Jones - obstetra humanizado - REHUNA
"Se o seu médico tem um padrão intervencionista, você terá um tratamento intervencionista. Infelizmente, acho impossível um obstetra ser 'iluminado' justamente no meu parto. E para qualquer outra situação normal. Se o médico faz muito episio você vai ganhar uma e assim por diante.
E se você quiser acreditar no contrário será um puro exercício de auto engano muito comum hoje em dia."
Ruth Rossi, complementa.

Nenhum comentário: