quarta-feira, 11 de junho de 2003

Deixar a natureza agir ou fazer a curetagem?

O que é a curetagem?
O obstetra Ricardo diz:
"A curetagem é uma raspagem no útero feita com um instrumento cirúrgico chamado cureta, que nada mais é do que uma colher vazada no meio.
Entretanto, mesmo que não se corte nada, é uma cirurgia, e assim deve ser encarada, porque frequentemente inclui anestesia, medicação anestésicas e analgésicas, e pressupõe uma preparação e resguardo.
A aspiração é a mesma coisa, porém usa um outro aparelho, que é o aspirador, que se assemelha a um aspiradorzinho de pó, com pressão negativa.
A maioria dos procedimentos no Brasil é pela curetagem mesmo.
Eu gosto de chamar de cirurgia para que as pessoas não se iludam pensando que nenhum tipo de preparo é necessário e que nenhuma espécie de desconforto e/ou risco está relacionado. Prefiro dar a dimensão mais exata do que se trata."
Ele prefere que deixa a natureza agir e expulsar qualquer resíduo que ainda exista no útero: "Eu vejo que quando esse processo ocorre sob o controle das pacientes (no
caso de aguardar uma expulsão espontânea) existe uma probabilidade maior de que o evento seja incorporado como experiência positiva para essa paciente e pelo seu círculo íntimo de relação".
Porém, muitas mulheres se submetem à curetagem pois a espera da expulsão espontânea pode ser, segundo elas, um processo demorado e desgastante emocionalmente, tendo em vista a perda de um filho. Em algumas situações não há o sangramento expulsivo, sendo necessária a curetagem.
Bel diz não ter tido uma experiência tão ruim assim, ela teve a sorte de encontrar bons profissionais que respeitaram suas decisões. Ela ficou lúcida, sob efeito de calmante, e utilizaram o processo AMIU, segundo ela, completamente indolor na sucção de restos placentários. Feito isso, logo conseguiu engravidar novamente.

Nenhum comentário: