sábado, 17 de maio de 2003

Dificuldades para amamentar: tenho pouco leite?



A Socorro A. diz estar quase desistindo de amamentar a Bia.
Quando a consultora de amamentanção foi em sua casa, tudo correu normalmente. Ela tinha muito leite, conseguia ordenhar 60ml e conseguiu amamentar. Mas quando está sozinha, não tem conseguido. Chegou a pensar que tinha pouco leite e anda complementando com NAN, infelizmente.
As AMIGAS mandaram carinhos, forças, pensamentos posivitos, etc...
Mas todas, disseram para que ela tenha calma, insista e não desista de maneira nenhuma.
A Socorro M. falou que quando a consultora está lá, tudo corre bem, pq nesse momento ela fica relaxada, e ela acredita que vai conseguir. A consultora tem trazido calma, segurança e confiança. Isso é fundamental para o sucesso da amamentação. O leite não sumiu de lá. A falta de autoconfiança é que tem prejudicado a amamentação. Socorro M. diz pra ela aceitar ajuda e acreditar em si mesma. Os bebês choram por inúmeros motivos, fome é só um deles. E o estresse da mãe passa para o bebê.
A Ingrid pergunta onde está todo aquele empoderamento que ela tinha durante o parto. Socorro A. teve um parto natural e trocou de médico três vezes até encontrar um que atendesse suas necessidades. Lutou por um parto normal, e o que é melhor, natural. Não tomou anestesia e nem se submeteu à episiotomia.
Ela diz pra agir agora com a mesma persistência, força e coragem de antes. Agora a vida mudou completamente, e o início é mesmo um desafio. Ingrid quase desmamou seu filho no início, e só quando resolveu lutar por isso, conseguiu amamentar.
Tatiana diz: "eu imagino o que vc esteja passando pois já passei exatamente pelo mesmo obstáculo. Mas em momento algum cogitei a hipótese ter ter pouco leite e nunca pensei em desistir. Sim, eu amamentei chorando por muitas vezes, sim eu liguei pedindo ajuda para bancos de leite, pediatras e enfermeiras.
Fiquei no chuveiro morno por muitas vezes, chorando e penteando o peito, ordenhando, espremendo, me entendendo com este peito que antes eu conhecia e que de repente tinha mudado de função, ou melhor, tinha assumido as suas origens e eu ainda não estava entendendo todo o processo. Saiu sangue, saiu pele mas junto saiu determinação e força de vontade ....ah ...... e leite, muito leite".

Nenhum comentário: