quarta-feira, 21 de maio de 2003

Cuidado com o exagero! São dez os exames necessários durante o pré-natal

por Mônica Manir

A possibilidade estatística de um casal saudável gerar um filho com alguma anormalidade cromossômica, como a síndrome de Down, é de um em 600 nascimentos. Entenda-se por casal saudável aquele em que os dois não são primos de até segundo grau, não têm histórico de doença genética na família e a gravidez acontece antes dos 35 anos de idade. Os especialistas dizem que, embora ninguém esteja livre de ter um filho com problemas, monitorar uma possibilidade que atinge um em 600 nascimentos não exige uma bateria extensa de exames.

ATENÇÃO!
O sossego do bebê no útero não deve ser interrompido só porque os pais querem encomendar um exame que diminua a ansiedade do casal.

A mulher desse casal saudável precisa submeter-se a dez avaliações. São quatro ultra-sons, três exames de sangue e três de urina. Com base nos resultados, o médico poderá observar o desenvolvimento do feto e compará-lo aos padrões esperados para aquela fase da gestação. Exames adicionais, como biópsia de vilocorial, amniocentese e cordocentese, que implicam invasão do útero com uma agulha, só deverão ser requeridos se os indicadores estiverem fora de padrão.
Difícil é fazer os pais acreditarem nisso. "A grande doença a que estão sujeitos os pais é a SMA, iniciais de síndrome da mãe angustiada", brinca o pediatra paulista Pedro Paulo do Amaral Corrêa, especializado em partos de risco.

A ciência anuncia a todo instante o aparecimento de um exame capaz de mostrar com maior definição os contornos da criança no útero. O mais recente é o ultra-som 4D, que se assemelha a uma fotografia. Para os pais, é muito mais atraente ver o rostinho do bebê na tela dessa moderna máquina do que nos modelos do passado, que exibiam apenas borrões. Há também novos exames para aferir com maior acurácia algum mal que antes era mostrado de forma um pouco menos precisa. São
contribuições fabulosas e que servem como ferramentas auxiliares do trabalho dos médicos. Aos pais um pouco mais ansiosos que querem exames para tudo, o doutor Amaral Corrêa recomenda: "Caprichem na hora de escolher o profissional que vai acompanhar a gestação. Em seguida, tentem relaxar e aproveitar os momentos inesquecíveis proporcionados pela gravidez".

Nenhum comentário: