sexta-feira, 9 de maio de 2003

Como o papel de mãe está passando para a mídia!?

Ao ler o texto sobre "A primeira vez de Franciely Freduzeski" - clique AQUI para ler, a Socorro M. escreveu esse texto questionando o papel de mãe que a mídia tem passado e que as mães modernas vem adotando. Opine e comente! É uma reflexão para o Dia das Mães!

JOGO DOS TRÊS ERROS PARA QUEM DESEJA AMAMENTAR


1. Meu leite não está sendo suficiente para ele e já entrei com a mamadeira para completar a alimentação.

2. A fizeram perder os 10kg que ganhou na gestação. "Estou feliz porque em um mês atingi meu peso normal, 58kg, e estou usando o guarda-roupa de antes.
Por que prejudica a amamentação: Até se estabelecer uma produção adequada de leite, é importante que a mulher evite um investimento muito grande na perda de peso. E claro que quem engorda pouco, tem um parto normal e amamenta, tem uma tendência Muito grande a voltar ao peso anterior sem fazer NADA mais. E estou falando apenas da idéia mágica alardeada de que "já voltou ao corpo de antes". É a questão dos VALORES. Não que uma mulher se desleixe e vire uma baranga. Mas os valores logo após se dar á luz são OUTROS a gente quer ficar bonita mas não deveria se sentir OBRIGADA e a mensagem passada é clara: Faça sua vida voltar ao que era antes e eu digo: NADA VOLTA AO QUE ERA ANTES. TER UM FILHO É UMA VIAGEM SEM VOLTA! MARAVILHOSA POR SINAL.

3. Voltarei ao trabalho até o fim do mês.
Por que prejudica a amamentação: Amamentação e trabalho são compatíveis, mas é importante que pelo menos nos dois, três primeiros meses, a mulher possa se dedicar mais a sua vidinha de mãe. Não é só pelo afastamento que voltar a trabalhar precocemente pode atrapalhar a amamentação.É pelo estresse, por ter que cumprir horários, pela responibilidade para outra coisa que não o filho.

Não que a mulher deva SE ISOLAR do mundo quando um bebê nasce, mas acho que é importante um período de férias das obrigações trabalhistas para estabelecer-se a amamentação.
Estou tecendo essas críticas gente, não pra meter o pau na Francely, mas para que podemos pensar em que modelo de mãe que a mídia divulga.

É uma coisa muito batida aqui na lista. Mas olha qual é o modelo (que eu vejo) que é pregado como IDEAL na sociedade, hoje em dia:


  1. Ter o primeiro filho o mais tarde possível para ter uma carreira antes, de preferência usar fertilização assistida.(Como a Sylvia Popovic)
  2. Fazer todos os exames disponíveis ultra 3D é indispensável para ter a "carinha" do bebê no álbum. Todos os exames para vigiar a gravidez, o desenvolvimento do feto.
  3. Ter parto cesáreo e se for normal (o que para mim em relação a ela já é louvável), totalmente sem dor (o que é raro) nem que para isso tome anestesia.(Vide Xuxa, Carla Perez, Cláuda Raia)
  4. Voltar ao corpo de ANTES, voltar a vida de ANTES o mais rápido possível! 30 dias no máximo.(nem precisa comentar)
  5. Amamentar com complementação não tem problema e "deixar" o bebê mamar até ele quiser (aí dando mamadeira ele deixa sozinho cêdo e não precisa passar pelo crescimento da dupla com o desmame).

Mas afinal, qual é o modelo de mãe que cada uma de nós quer/deseja construir? Isso fica para cada uma.
Talvez fosse um bom exercício para essas futuras o recentes mamães, escrever ou falar para si que modelo de mãe deseja para seu filho. É uma reflexão para o dia das mães.

Nenhum comentário: