quinta-feira, 15 de maio de 2003

Como é difícil ser mãe



Mensagem da Adriana T. Nogueira

"Se colocar contra a parede não é fácil. Você vence sua covardia, exatamente jogando os holofotes em cima dela. É difícil sim, ser mãe. Estar à disposição de outro ser humano, assim... sem 'nada de volta', de graça. É isso aí.
Você está cumprindo uma passagem: não será como aquela passagem estreita pelo canal de parto que desemboca na Maternidade?
Não tenhamos medo de apontar o dedo contra nós mesmas, porque assim que as luzes se acendem, também imediatamente entre em cena o amor. Amor custa. É um esforço. Você se descreveu em mecanismos que parecem mesmo de fuga. Você se enxergou e pode mudar o rumo da coisa. A coragem está em se enxergar e se denunciar. O que inspira um profundo respeito.
O problema não é só a coisa de ficar desleixada, não cuidada: é o esforço, a dura labuta de cuidar de um ser humano que depende inteiramente da gente, dia e noite, noite e dia. Pelo qual somos responsáveis sem meio termos. Responsáveis de vida e de morte! É um desafio ao nosso ego, à nossa identidade, às nossas idealizações da maternidade. À nossa racionalidade e ao mesmo tempo um apuramento da intuição, do 'sentido materno'. Têm coisas que você vai ter que resolver no bem ou no mal. E vai ter que confiar no teu taco."

Nenhum comentário: