segunda-feira, 28 de abril de 2003

VBAC/PNAC - riscos de fazer parto normal após cesárea

O papo esses dias tem sido sobre ter parto normal após cesárea (VBAC ou PNAC)

Sobre o parto normal após cesárea, estamos discutindo que os médicos em geral não fazem parto domiciliar, e nem as casas de parto. Para conseguir se livrar de uma cesárea nesse caso só mesmo encontrando um médico a favor do PNAC (parto normal após cesárea). Não adianta o médico aceitar fazer PNAC. Ele deve realmente acreditar que isso é possível e que os riscos de um PNAC são menores que de uma segunda cesariana.

Outra questão foi sobre até quando ficar em trabalho de parto (TP) em casa, para as mulheres que vão fazer PNAC. O Ricardo falou que o correto é esperar ao máximo em casa, para quando chegar no hospital a criança já estar nascendo e não dar tempo de quererem induzir o parto. Porém, como ele sempre faz partos domiciliares, mesmo em caso de PNAC, não tem muita idéia de quando ir para o hospital. Sugere que isso seja feito assim que as contrações estiverem fortes e pouco espaçadas. Segundo ele, o risco de ruptura uterina no parto normal após cesárea (PNAC) é muito pequeno, mas as chances aumentam muito quando o parto é induzido (utilização de Citotec).

Todas nós temos um risco pequeno de ter ruptura uterina durante o parto, mesmo as que não fizeram cesárea. O risco é ligeiramente maior quando foi feita uma cesárea anterior, principalmente se o tempo que passou após ela for curto. Nada que não permita a realização do parto normal. Fazer uma "cesárea preventiva" para evitar a ruptura uterina seria trocar um risco pelo outro. Quando se usa indução esse risco aumenta e a anestesia também prejudica pois inibe a dor da ruptura.

Para saber mais consulte aqui

Nenhum comentário: